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Você pode começar a fazer exercícios

O exercício para controlar ansiedade é uma ótima maneira de consumir energia ansiosa e a pesquisa tende a apoiar esse uso. Por exemplo, uma revisão de 2015 de 12 ensaios clínicos randomizados descobriu que o exercício pode ser um tratamento para a ansiedade. No entanto, a revisão alertou que apenas pesquisas de maior qualidade poderiam determinar sua eficácia.

O exercício para tratar ansiedade também pode ajudar com a ansiedade causada por circunstâncias estressantes. Os resultados de um estudo de 2016, por exemplo, sugerem que o exercício pode beneficiar pessoas com ansiedade relacionada a parar de fumar.

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Você acredita ter ansiedade?

Se você se identificar com qualquer um dos sete sinais e sintomas a seguir, e eles simplesmente não desaparecerem, você pode estar sofrendo de um transtorno de ansiedade:

  • Você está constantemente tenso, preocupado ou nervoso?
  • Sua ansiedade interfere com suas responsabilidades profissionais, escolares ou familiares?
  • Você é atormentado por medos que você sabe que são irracionais, mas não consegue se livrar?
  • Você acredita que algo ruim acontecerá se certas coisas não forem feitas de uma certa maneira?
  • Você evita situações ou atividades cotidianas porque elas causam ansiedade?
  • Você experimenta ataques repentinos e inesperados de pânico de bater o coração?
  • Você sente que há perigo e catástrofe em cada esquina?

O que é uma crise de ansiedade?

Os ataques de ansiedade, também conhecidos como ataques de pânico, são episódios de intenso pânico ou medo. Os ataques de ansiedade geralmente ocorrem de repente e sem aviso prévio. Às vezes, há um gatilho óbvio – ficar preso em um elevador, por exemplo, ou pensar no grande discurso que você deve dar – mas, em outros casos, os ataques surgem do nada.

Os ataques de ansiedade geralmente atingem o pico em 10 minutos e raramente duram mais de 30 minutos. Mas durante esse curto período de tempo, você pode experimentar um terror tão grave que se sente como se estivesse prestes a morrer ou perder totalmente o controle. Os sintomas físicos dos ataques de ansiedade são tão assustadores que muitas pessoas pensam que estão tendo um ataque cardíaco. Após o término de um ataque de ansiedade, você pode se preocupar em ter outro, principalmente em um local público onde a ajuda não está disponível ou você não pode escapar facilmente.

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Você pode começar tendo contato com outros

Conecte-se com outras pessoas. A solidão e o isolamento podem desencadear ou piorar a ansiedade, enquanto falar sobre suas preocupações face a face muitas vezes pode fazê-las parecer menos impressionantes. Faça questão de encontrar-se regularmente com amigos, participar de um grupo de auto-ajuda ou apoio ou compartilhar suas preocupações com um ente querido de confiança. Se você não tem alguém com quem possa entrar em contato, nunca é tarde para criar novas amizades e uma rede de suporte.

Gerenciar o estresse. Se seus níveis de estresse ultrapassarem o limite, o gerenciamento de estresse pode ajudar. Examine suas responsabilidades e veja se há alguma que você possa desistir, recusar ou delegar a outras pessoas.

Observe sua alimentação

Durma o suficiente. A falta de sono pode exacerbar pensamentos e sentimentos ansiosos, por isso tente dormir de sete a nove horas por noite com qualidade.

Seja esperto com cafeína, álcool e nicotina. Se você luta com a ansiedade, considere reduzir a ingestão de cafeína ou cortá-la completamente. Da mesma forma, o álcool também pode piorar a ansiedade. E embora pareça que os cigarros estão se acalmando, a nicotina é realmente um poderoso estimulante que leva a níveis mais altos, e não mais baixos, de ansiedade. Para obter ajuda sobre o hábito, consulte Como parar de fumar.

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Quando você deve procurar um profissional?

Embora as estratégias de auto-ajuda para lidar com a ansiedade possam ser muito eficazes, se suas preocupações, medos ou ataques de ansiedade se tornarem tão grandes que causem sofrimento extremo ou atrapalhem sua rotina diária, é importante procurar ajuda profissional.

Se você tiver muitos sintomas de ansiedade física, comece por fazer um exame médico. Seu médico pode verificar se sua ansiedade não é causada por uma condição médica, como um problema de tireóide, hipoglicemia ou asma. Como certos medicamentos e suplementos podem causar ansiedade, seu médico também desejará saber sobre quaisquer prescrições, medicamentos de venda livre, remédios de ervas e medicamentos recreativos que você estiver tomando.

Se o seu médico excluir uma causa médica, o próximo passo é consultar um terapeuta com experiência no tratamento de transtornos de ansiedade. O terapeuta irá trabalhar com você para determinar a causa e o tipo do seu transtorno de ansiedade e planejar um curso de tratamento.

Alguns dos tratamentos possíveis

Os transtornos de ansiedade respondem muito bem à terapia – e geralmente em um período de tempo relativamente curto. A abordagem específica do tratamento depende do tipo de transtorno de ansiedade e de sua gravidade. Mas, em geral, a maioria dos transtornos de ansiedade é tratada com terapia, medicação ou alguma combinação dos dois. A terapia cognitivo-comportamental e a terapia de exposição são tipos de terapia comportamental, o que significa que se concentram no comportamento, e não nos conflitos ou problemas psicológicos subjacentes do passado. Eles podem ajudar em questões como ataques de pânico, ansiedade generalizada e fobias.

A terapia cognitivo-comportamental ajuda a identificar e desafiar os padrões de pensamento negativo e crenças irracionais que alimentam sua ansiedade.

A terapia de exposição o encoraja a enfrentar seus medos e ansiedades em um ambiente seguro e controlado. Através da exposição gradual ao objeto ou situação temida, na sua imaginação ou na realidade, você ganha uma maior sensação de controle. À medida que você enfrenta seu medo sem ser prejudicado, sua ansiedade diminui.

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