O futuro está cheio de incógnitas.

Há muita incerteza, não apenas em relação a questões pessoais, mas também em questões globais e políticas.

Essa incerteza geralmente leva à preocupação.

Alguns estimam que as pessoas passam quase seis anos de suas vidas se preocupando com o futuro. Ironicamente, um arrependimento primário na vida das pessoas idosas foi o tempo que elas passaram a se preocupar, de acordo com Karl Pillimer, professor de Cornell, que entrevistou mais de 1.200 idosos.

Repetidamente, Pillimer ouvia a mesma coisa.

Eu gostaria de não ter passado tanto tempo da minha vida me preocupando.

Por exemplo, John Alonzo, 83 anos, disse: “Não acredite que a preocupação resolva ou ajude qualquer coisa. Não vai. Então pare com isso.

Da mesma forma, James Huang, 87 anos, declarou:

Por quê? Eu me pergunto. Que possível diferença fez que eu mantivesse minha mente em todas as pequenas coisas que poderiam dar errado? Quando percebi que isso não fazia diferença, experimentei uma liberdade difícil de descrever. Minha lição de vida é a seguinte: evite desperdiçar o dia se preocupando com o que vem a seguir e deixe tudo o que você ama e gosta de mudar.

Do ponto de vista de estar perto da morte, a vida parece muito curta. O tempo é um recurso precioso e muito finito. Quanto mais você vive, mais você percebe que seu tempo neste belo planeta é breve.

A pesquisa é clara, preocupante muitas vezes leva a consequências para a saúde a longo prazo, incluindo doenças cardiovasculares e outras condições crônicas.

Não surpreendentemente, a pesquisa descobriu que pessoas com um “local externo de controle” passam muito mais tempo se preocupando do que aquelas com um local interno de controle. Seu lugar de controle é o que você acredita que dita o curso de sua vida.

Externo ou interno. Você está no controle de sua vida ou outra coisa é.

Se houver outra coisa, você deve estar preocupado. Afinal, não há nada que você possa fazer sobre isso.

Por outro lado, quando você tem um lugar de controle interno, cuida proativamente da situação. Você não espera a vida chegar até você. Você age, não reage.

Controlar Ansiedade, Tratar Ansiedade, Tratamentos para Ansiedade, Como ser menos ansioso, Terapia para ansiedade

Preocupar-se não resolve seus problemas. Na verdade, quando você se preocupa, seu desempenho é pior. Sua memória de trabalho (a curto prazo), que deve ser focada na tarefa, está sendo usada de forma preocupante.

Preocupar-se é uma forma de tortura autoinfligida.

Anotá-la

Vários estudos descobriram que escrever com o que você está preocupado pode acalmá-lo.

Existem dois grupos separados de pesquisadores que descobriram que a escrita reduz suas preocupações com o futuro. No entanto, esses grupos prescrevem coisas diferentes para escrever.

Pesquisadores da Universidade do Colorado descobriram que escrever sobre seus valores pessoais, como família e amigos, ajuda você a ter um melhor desempenho. Eles chamam isso de “afirmação de valores”. Segundo os pesquisadores, “Isso lembra a você o que você representa”.

Por outro lado, pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que fazer os alunos escreverem diretamente sobre suas preocupações ajuda a reduzir suas preocupações. De acordo com o Dr. Beilock, da Universidade de Chicago, “quando [você] escreve, [você] pode reavaliar a situação – pensando no que precisa ser feito, e não no que [você] pode perder”.

A parte legal é que ambas as “intervenções” funcionam. Eu pessoalmente fiz uma mistura de ambos por um longo tempo sem estar ciente das descobertas científicas para apoiá-lo.

Se estou prestes a fazer um discurso público ou se estou me preocupando com algo em particular, escrevo as coisas que são importantes para mim e as que me preocupam. Ele coloca as coisas na perspectiva correta, ajudando-me a perceber que isso realmente não importa. Tudo vai ficar bem.

Queime isto

Outra abordagem interessante, menos validada cientificamente, é escrever com o que você está preocupado e depois queimar o pedaço de papel. Alguns chamam essa prática de “Write and Burn”, outros chamam de “Burning Release”.

Pensar no que você está preocupado traz à tona suas emoções. Enquanto você escreve, você reorganiza seu pensamento em relação a essas preocupações. Gravar o que você anotou é uma maneira útil de “deixar ir”.

Anote com o que você está preocupado.

Reconheça.

Queime isto.

Deixe ir.

Siga em Frente.

Dor é inevitável, sofrer é opcional

“Entre estímulo e resposta, há um espaço. Nesse espaço está nosso poder de escolher nossa resposta. Em nossa resposta está nosso crescimento e nossa liberdade. ” – Viktor Frankl

A sensação de medo ou preocupação é realmente muito benéfica. Ele reflete o corpo respondendo a um estímulo, direcionando para onde você deveria prestar atenção. No entanto, essas sensações devem ser aprendidas e respondidas, e não usadas.

Disse Ryan Holiday em The Obstacle is the Way: “Não há bem ou mal sem nós, há apenas percepção. Existe o evento em si e a história que contamos a nós mesmos sobre o que isso significa. ” Preocupar-se é quando você pega algo e atrai emoções e significados negativos, o que leva a um sofrimento desnecessário.

Controlar Ansiedade, Tratar Ansiedade, Tratamentos para Ansiedade, Como ser menos ansioso, Terapia para ansiedade

Olhando para trás, você vai se arrepender de se preocupar

“Que grande coisa você tentaria se soubesse que não poderia falhar?” – Robert H. Schuller

A preocupação geralmente se concentra em algo incerto sobre o futuro, como passar em um teste. Depois de terminar ou concluir o que estava preocupado anteriormente, você o vê com novos olhos.

Agora que você fez isso, você entende. Não há nada com que se preocupar. Você conhece o processo. Você se viu fazendo isso, por isso é razoável acreditar que você poderia fazê-lo novamente, se necessário.

Mas se você ainda não fez algo, normalmente não possui esse nível de confiança e entendimento.

Mas você poderia?

Você absolutamente pode. Isso é o que Tony Robbins chama de “resolução”. Ter resolução significa “Está pronto”, mesmo antes de você realmente ter feito. Você decidiu que vai fazer algo, está comprometido com isso a longo prazo e, na sua opinião, já é um acordo.

Você está resolvido.

Está terminado.

Por isso, Ralph Waldo Emerson afirmou sabiamente: “Depois de tomar uma decisão, o universo conspira para que isso aconteça”.

Saia da cabeça, é aí que a preocupação o manterá.

Solte-se.

Respire algumas vezes.

Pare de se torturar (e aqueles que o rodeiam).

Você vai conseguir fazer isso. Você também gosta disso.