Passamos todas as nossas horas de vigília perseguindo metas. Mais dinheiro, mais lazer, mais tudo. Ao fazer isso eu mesmo, recentemente me deparei com um insight que me deteve.

Em 1951, Alan Watts escreveu em The Wisdom of Insecurity:

“Eu sempre fui fascinado pela lei do esforço invertido. Às vezes eu chamo isso de ‘lei de trás para frente’. Quando você tenta ficar na superfície da água, afunda; mas quando você tenta afundar, você flutua. Ao prender a respiração, você a perde – o que imediatamente lembra um ditado antigo e muito negligenciado: “Quem quer que salve a alma dele a perderá”. ”

Mas não é tudo o que fazemos? Luta para se manter à tona? Estabelecemos metas que achamos que vão nos fazer felizes, depois mergulhamos. E então afundamos. Muito. Naquela época, Watts disse sobre o livro:

“Está escrito na convicção de que nenhum tema poderia ser mais apropriado em uma época em que a vida humana parece tão peculiarmente insegura e incerta. Ele afirma que essa insegurança é o resultado de tentar ser seguro e que, ao contrário, salvação e sanidade consistem no reconhecimento mais radical de que não temos como nos salvar. ”

Se Watts pensou que 1951 era incerto, eu me pergunto o que ele diria em 2017. O subtítulo do livro, ‘Uma Mensagem para uma Era de Ansiedade’, pode ser ainda mais apropriado hoje do que era quando saiu.

A mensagem de Watts parece sombria, mas revela lições valiosas, se ousarmos olhar mais de perto.

Estabelecer metas deixa você triste…

Está tudo bem, você vai para o trabalho, vive sua vida e nada muito louco acontece. Essa é a felicidade básica, de acordo com o psicólogo social da NYU Jonathan Haidt. Na hipótese da felicidade, ele explica que, por mais que nos afastemos desse nível de linha de base, sempre retornamos à média:

“Somos péssimos em” previsão afetiva “, ou seja, prever como nos sentiremos no futuro. Superestimamos grosseiramente a intensidade e a duração de nossas reações emocionais. Dentro de um ano, os ganhadores da loteria e paraplégicos retornaram (em média) a maior parte do caminho para os seus níveis iniciais de felicidade. ”

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Imagine que você está nesse nível básico. Agora, você define uma nova meta ousada. Você quer uma Ferrari. Ou mais confiança. Ou uma namorada. Olhando matematicamente para a sua felicidade, acontece o seguinte:

Você, na linha de base da felicidade = 0.

Você, depois de atingir seu novo objetivo = 0 + X.

Para fechar a lacuna entre agora e o futuro, você deve resolver esta equação: 0 = 0 + X

Subtraia X dos dois lados e você obtém:

Você, atualmente, não possui seu novo objetivo = 0 – X.

Você, depois de atingir X e preencher o buraco = 0.

Tudo o que você fez é ficar pior do que antes. Uma vitória na loteria é uma ampliação repentina de sua felicidade. Um grande objetivo é uma expectativa do futuro que reduz sua satisfação com o presente.

Para desejar, primeiro você precisa reconhecer que algo está faltando. É esse foco intencional no que nos falta que nos torna infelizes. Estamos nos colocando na frente de trincheiras artificiais que nos separam das necessidades mais compensadas.

Como avaliamos a expectativa de alcançar nossos objetivos em nosso estado atual, o melhor que podemos esperar é voltar a zero, mas não antes de nos sentir mal por não ter o que já deveríamos ter por um longo tempo.

… Estar triste te faz feliz

No entanto, também há um lado bom da lei do esforço revertido. De acordo com a arte sutil de não dar a mínima para Mark Manson:

“O que é interessante sobre a lei reversa é que ela é chamada de reversa por um motivo: não dar a mínima funciona ao contrário. Se perseguir o positivo é negativo, então perseguir o negativo gera o positivo.

Tudo o que vale a pena na vida é conquistado através da superação da experiência negativa associada. Qualquer tentativa de escapar do negativo, evitá-lo ou anulá-lo ou silenciá-lo, apenas sai pela culatra. ”

Em vez de querer desesperadamente mais e depois nos sentir mal por encarar os abismos de nossas próprias falhas, e se apenas as aceitássemos? E se deixarmos nossas carências, nossos erros, nossas falhas nos inundarem e acabarmos com isso?

Louis C. K. acha que é uma ótima ideia:

“Comecei a sentir aquela sensação triste e estava pegando o telefone e disse:“ Sabe de uma coisa? Não Apenas … fique triste. Fique no caminho e deixe-o bater como um caminhão. E deixei acontecer, parei e chorei. Muito. E foi lindo. Tristeza é poética. Você tem sorte de viver momentos tristes. Fiquei grato por me sentir triste e depois o encontrei com verdadeira e profunda felicidade. ”

Louis estava sozinho, seu objetivo era conexão. Para evitar a tristeza, ele poderia enviar mensagens para 50 pessoas até que alguém respondesse. Ele conseguiu se conectar, mas permaneceu infeliz no fundo. Em vez disso, ele enfrentou sua tristeza e teve uma experiência significativa.

Essa é a reviravolta irônica a que Watts se refere. Para evitar as adversidades da vida real, nos sujeitamos à dor imaginária perseguindo deuses falsos. No entanto, é justamente por trás da dita adversidade que a verdadeira felicidade espera.

Se há tão pouco a ganhar com nossas aspirações e muito com enfrentar nossos medos, então qual é a maneira de procurar uma sobre a outra?

Tudo é melhor quando você se importa um pouco menos

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Meu avô administrou uma pequena loja de roupas em sua aldeia por 50 anos. Embora eu surtasse todos os dias em que nenhum cliente aparecesse, ele não tentou explicar cada pequeno problema. Não porque havia menos razões possíveis naquela época, mas porque encontrá-las raramente resolve qualquer coisa. Às vezes, o melhor que você pode fazer é encolher os ombros e limpar o balcão, porque as pessoas nem sempre precisam de roupas novas.

Imagine o seguinte: alguns dias, a única comunicação de nossos avós com o resto do mundo era caminhar até a caixa de correio e obter apenas más notícias. Um parente desaparecido na guerra. Uma vila inteira sendo movida.

O que eles fizeram? Eles seguiram em frente e passaram o dia. Isso se chama desapego. Parte da vida é que a vida às vezes é péssima. Aceitar isso e não ser influenciado por isso é uma habilidade.

O desapego é ótimo, porque não importa onde você esteja, esteja longe de seus objetivos, no topo da montanha mais alta ou na trincheira mais profunda enquanto chove, ele permite que você faça uma coisa: continue.

Mas hoje não continuamos. Nós vamos no Facebook. E Instagram. E no Twitter. Em busca de respostas que não precisamos, na esperança de obter uma solução rápida. Porque nós nos importamos demais. No entanto, tudo o que vemos na mídia de destaque é todo mundo tendo ‘o tempo de suas vidas’.

E voltamos a encarar nossa vala.

O que não é desapego

O desapego pode ser resumido em três palavras: sou suficiente. Pelo menos por enquanto. Você pode ter um nariz torto, estar solteiro para sempre ou não ter dinheiro suficiente para comprar um cruzeiro ao seu pai, mas você sabe o que? Tudo bem. Vai fazer por hoje.

Não acredito que o desapego nos absolva de perseguir metas. Isso seria ingênuo. É da natureza humana. Mas não coloque desapego do outro lado da próxima vala. “Se eu pudesse ser mais desapegado, ficaria feliz.” Não.

O desapego não é uma receita para a felicidade. É uma maneira de continuar vivendo enquanto você espera a felicidade voltar.

O desapego é cuidar da sua merda, enquanto o seu parceiro descobre a si próprio. Isso não deixa o feedback do seu chefe abrir um buraco na sua auto-imagem. Não adicionando mais sofrimento na imaginação ao que você suporta na realidade.

Não é “não preciso disso”. É “eu ficarei bem se não conseguir”. Não imediatamente, de qualquer maneira. Porque todo caminho é mais longo do que pensamos, com mais obstáculos do que gostaríamos.

A jornada pode ser a melhor parte, mas apenas se você estiver bem em chegar ao lado errado.