Quantas vezes você se encontra lutando com a ansiedade?

Se você é como o meu antigo eu, sua resposta será algo como “o tempo todo”.

Direita? Por mais que você tente se livrar dos pensamentos negativos, eles mergulham sua saúde mental em um abismo de incerteza da qual você não pode escapar.

Isso é péssimo.

Ao longo da minha vida, eu me encontrei na mesma posição que você muitas vezes. Mas descobri que a melhor maneira de curar a ansiedade é abrir mão de circunstâncias externas fora de seu controle. Nas palavras de Epicteto:

“Quanto mais valorizamos as coisas fora do nosso controle, menor o controle que temos”.

Então, abaixo, há uma série de maneiras de retomar o controle de sua mente e remover os pensamentos negativos que estão impedindo você de viver uma vida melhor. Cada um deles me ajudou a eliminar minha ansiedade e melhorar minha saúde mental. Espero que eles façam o mesmo por você também.

Não tendo uma rotina.

Descobri que a ansiedade, por definição, é um sentimento de preocupação, nervosismo ou mal-estar com algo com um resultado incerto. Portanto, se você vive todos os dias sem uma estrutura definida, é provável que se sinta ansioso por falta de rotina.

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Agora que acordo às 6h30 todas as manhãs e leio algumas páginas de um livro, há uma sensação de regularidade no início de cada dia, o que ajuda a diminuir meus níveis de ansiedade.

Você não precisa acordar às cinco da manhã, meditar por 30 minutos por dia ou seguir outras dicas de desenvolvimento pessoal que vê na internet. Em vez disso, tente experimentar uma variedade de rotinas diferentes e faça o que for melhor para você.

Tentando suprimir seus pensamentos.

Se você não está no controle de seus pensamentos, eles estão no controle de você. Talvez seja isso que Sêneca quis dizer quando disse: “Não é o que você suporta, mas como você o descobre”.

Então, em vez de suprimir pensamentos negativos, descobri que uma solução melhor está documentando minha mentalidade todas as noites. Por exemplo, escreverei uma pequena entrada no diário detalhando qualquer sentimento de ansiedade e o que fiz para impedir que eles voltem à minha mente.

Sempre que sentir que a ansiedade está se aproximando de você, reserve um momento para documentar como se sente para entender seus gatilhos e como impedir que isso o afete no futuro.

Comer junk food todos os dias.

Eu não vou mentir: eu absolutamente amo comer um hambúrguer de queijo gigante com batatas fritas. No entanto, tive de reduzir alimentos não saudáveis ​​devido ao seu efeito na minha saúde mental.

Pesquisas mostram que a ingestão de grandes quantidades de alimentos processados ​​pode levar a um aumento do risco de ansiedade e depressão. Portanto, se você deseja melhorar sua saúde mental, reduzir a quantidade de junk food em sua dieta é uma ótima maneira de começar.

Encontre uma seleção de alimentos mais saudáveis ​​que você gosta de comer e tente incorporá-los em suas refeições com mais frequência. Por exemplo, comecei a espalhar abacate em meus sanduíches em vez de maionese.

Embora ajustar sua dieta possa parecer uma pequena mudança no seu estilo de vida, o efeito positivo que isso terá sobre sua saúde mental é profundo.

Sempre verificando seu telefone.

Eu costumava ter um vício em mídia social. Por 12 a 14 horas do dia, eu estava percorrendo as mídias sociais, olhando a vida de outras pessoas e desejando continuamente que minha vida pudesse ser diferente.

Mas há alguns meses, me deparei com uma dica de Ryan Holiday, que me ajudou a gastar menos tempo no meu telefone e a retomar o controle da minha vida. Citando o artigo:

“Se você tiver um alarme que não é seu aplicativo de relógio, seu telefone poderá entrar na outra sala e, se o telefone estiver na outra sala, você não poderá verificar à noite”.

Isso mudou minha vida, já que eu não estava mais navegando pelas mídias sociais até as primeiras horas da manhã.

Se você deseja curar os efeitos da ansiedade, considere limitar o uso do telefone a determinados horários do dia. Porque quando você não está constantemente se preocupando com novas notificações, sua energia mental pode se concentrar em outras coisas que realmente importam.

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Não exercitando.

Um dos maiores erros que cometi foi dizer que estava “muito ocupado” para me exercitar durante o dia. Afinal, eu estava tão focado na minha carreira que nem sequer considerei os efeitos negativos que o burnout teria na minha saúde.

Recentemente, comecei a caminhar 45 minutos por dia para relaxar e passar algum tempo sozinho com meus pensamentos. Embora eu esteja apenas caminhando por um tempo relativamente curto, a redução do estresse causada por esse hábito mudou minha vida para melhor.

Atravesse a cidade para comer no seu horário de almoço, vá a um parque à noite ou suba as escadas em vez de usar um elevador. Ao começar a implementar algum tipo de exercício em sua rotina, você perceberá que sua ansiedade desaparecerá rapidamente.

Não dormir o suficiente.

Estudos mostram que a falta de sono pode levar ao aumento da ansiedade, pressão alta e uma variedade de condições que podem afetar negativamente sua saúde. Afinal, a privação do sono ativa regiões do cérebro que contribuem para preocupações excessivas.

Portanto, se você deseja reduzir os efeitos da ansiedade em sua vida diária, dormir o suficiente é uma ótima maneira de preparar sua mente para o dia seguinte. Nas palavras do neurocientista Matthew Walker:

“O sono recalibra nossos circuitos cerebrais emocionais, permitindo-nos navegar pelos desafios sociais e psicológicos do dia seguinte com compostura de cabeça fria”.

Se você deseja curar sua ansiedade, ajustar seus hábitos diários é o melhor lugar para começar.

Portanto, todos os dias, pergunte a si mesmo: “Que ações posso tomar agora para parar de deixar a ansiedade controlar meus pensamentos?”

É tudo o que você precisa fazer.